Single Blog Title

This is a single blog caption

Como escolher o vinho certo?

Nessa época de festas, algumas pessoas gostam de fazer encontros mais íntimos como uma noite de queijos e vinhos. Todos sabem que a combinação dos dois é perfeita, mas é preciso ter muita atenção na hora de unir os dois ou você pode perder a melhor experiência de degustação do sabor de cada um. Vamos te ajudar a preparar uma noite de queijos e escolher o vinho certo para cada tipo.

Tipos de Queijos 

Primeiro, é importante saber quais tipos de queijos você pretende servir. Tenha esses ingredientes em mente antes de escolher os vinhos, assim fica mais fácil optar pelas bebidas certas. 

1 – Queijos fortes: nesta categoria se encaixam o gorgonzola e o roquefort. São queijos mais incorporados e com sabores mais marcantes. 

2 – Queijo cremoso suave: aqui você encontra o brie, camembert ou saint paulin, por exemplo. 

3 – Queijo firme de sabor suave: com essa característica você pode optar por gouda, ementhal ou reino. 

4 – Queijo forte com textura dura: aqui estão alguns mais populares como parmesão, grana padano e gruýere. 

Qual vinho escolher? 

Sabendo qual tipo de queijo você prefere, é fácil escolher o vinho. Dica importante: saiba quais sabores te agradam nos queijos, afinal alguns são muito fortes e podem te causar estranheza, principalmente quando degustado com o vinho.

1 – Vinho branco doce: esse tipo combina perfeitamente com queijos como gorgonzola, considerado de categoria azul. Seu sabor forte e picante tem o contraste perfeito com o vinho do Porto, por exemplo. 

2 – Vinhos intensos frutados: os Chardonnays com carvalho, Albariños e Chenin Blanc combinam com os queijos cremosos suaves, como o brie, considerado um tipo nobre e de sabor suave e marcante. 

3 – Vinhos frutados com taninos: esse tipo de vinho combina perfeitamente com o gouda e o gruýere, que são queijos gordurosos com sabor adocicado. Você pode optar por um Pinot Noir ou um Finca El Origen Rosé Malbec. 

*Dica extra: queijos como o gouda combinam também com vinhos brancos, espumantes e rosés encorpados. 

Como servir?

Não há necessidade de servir com outros pratos, mas você pode escolher alguns pães ou caldos para acompanhar. Frutas secas e frios também acompanham bem os queijos e vinhos, deixando a noite com uma maior experiência de sabores. 

Para os queijos, alguns devem ser cortados na hora, como o brie e o camembert, mas outros podem ser servidos em pequenos pedaços já cortados, como gouda ou provolone. Quanto aos vinhos, espumantes e brancos devem ser servidos gelados entre 6 e 10ºC. Já os vinhos tintos, podem ser servidos com temperatura entre 15 e 18ºC.

Pronto, sua noite de queijos e vinhos está pronta! Não deixe de aproveitar os acompanhamentos da Santa Branca para deixar essa noite ainda mais saborosa. Quem sabe você não escolhe até uma sobremesa para o final?!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DELIVERY