Single Blog Title

This is a single blog caption

Vinhos de outono – Quais as melhores opções para a estação?

O outono é uma das estações preferidas dos amantes de vinho, já que é a estação mais amena que temos no Brasil. Enquanto no verão a pedida certa são vinhos frutados, ácidos e refrescantes, o inverno combina perfeitamente com vinhos tintos intensos e mais pesados. Porém, você sabe quais são os melhores vinhos para acompanhar a meia estação?

Nessa temporada, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas, trazendo o prazer de aproveitar o período noturno com climas mais frios para degustar bons vinhos com pratos típicos do equinócio de outono. Vamos te dar algumas dicas de como aproveitar os melhores vinhos nessa época do ano.

Como escolher o vinho para o outono?

A primeira dica é procurar por vinhos mais encorpados, como vinhos de médio corpo, que geralmente são os feitos com as uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, a Garnacha e a Syrah. Esses tipos possuem mais corpo, porém não deixam de ser suaves e macios com taninos equilibrados que combinam com os pratos da estação. 

Vinhos brancos também possuem uma boa combinação com o outono, mas a dica é optar pelos que possuem um caráter mais maduro e passagem por madeira. Esses geralmente são mais quentes e ideais para as noites mais frias da estação, quase no inverno. 

Também recomendamos vinhos com mais intensidade de sabor e aroma. Como falamos antes, vinhos macios são ótimos, além de serem fáceis de beber e acompanhar aperitivos com facilidade. Optar pela bebida aromatizada, como os vinhos com aromas de frutas maduras ou notas de madeira ou chocolate deixam o momento mais agradável. 

Como harmonizar vinhos com pratos de outono?

Com o clima mais frio, nosso corpo tende a preferir pratos mais pesados e robustos. Os ingredientes que combinam com o outono também são estão presentes nos menus de inverno, como abóbora, abobrinha, mandioca, batata-doce, berinjela, quiabo e pinhão. Dentre eles, a escolha perfeita para a estação é o camarão na moranga, que traz o sabor do mar, unido a leveza dos vinhos indicados.

Também é fácil unir essas opções com carnes e queijos, iniciando a temporada dos amados fondues de inverno. Os vinhos também se encaixam bem com carnes grelhadas para um jantar mais leve em um dia mais ameno, típico do outono. 

Quais os melhores vinhos? 

Alguns rótulos se encaixam perfeitamente na descrição que fizemos acima e não tem erro em procurar por eles quando for aproveitar a temporada. 

1 – Vinho Tinto Leyda Merlot Reserva 2015

2 – Vinho Branco Escorihuela Familia Gascón Chardonnay 2015

3 – Vinho Tinto Talenti Zirlo Toscana IGT 2014

4 –  Casa Valduga Terroir Merlot Rosé

5 – Gran Raízes Corte

Existem muitos outros vinhos que combinam com a temporada, mas esses são ótimos para que você tenha em mente qual tipo de vinho procurar para ter um outono mais agradável. Aqui na Santa Branca, temos algumas opções de vinhos que podem atender suas expectativas e ainda pratos de outono deliciosos. Venha nos visitar e conhecer nossas opções. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DELIVERY